quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Minha História - Pr. Pedro Adauto Vascoto

Click above to add it to the post (pedro_11.jpg)Filho de Armindo Adauto Vascoto e Deolinda da Cunha Vascoto, nasce no dia 06 de julho Pedro Adauto Vascoto em Santa Maria Madalena, no interior do estado do Rio de Janeiro. Fluminense, descendente de italianos por parte de pai, e de portugueses por parte de mãe, foi registrado na cidade deTrajano de Morais-RJ, naturalizado desta forma trajano-moraense.
Nos anos seguintes, nasceu seu primeiro irmão: Hélio Adauto, que veio a falecer logo nos primeiros anos de vida em decorrência de problemas pulmonares. A perda do filho fez com que Armindo e Deolinda deixassem o Rio de Janeiro, mudando-se com o pequeno Pedro para a região noroeste do Paraná.

Astorga-PR

Na cidade de Astorga, Armindo passou a dedicar-se a agricultura, como um dos pioneiros desbravadores da região no ramo da cafeicultura. Além do plantio de café, Armindo também cultivou feijão, milho e arroz.
Foi também no Paraná que nasceram os três irmãos de Pedro. Em 1948 Paulo Adauto, em 1952 José Adauto e em 1957 Elias Adauto.
Após a grande decepção de ver uma plantação inteira de café destruída pela geada, a família mudou-se para Joaçaba no meio-oeste de Santa Catarina.

Joaçaba-SC
Click above to add it to the post (pedro_12.jpg)

Em Joaçaba no meio-oeste de Santa Catarina, Pedro teve seu primeiro emprego trabalhando como auxiliar de marcenaria em uma fábrica de camas.
Na seqüência Pedro empregou-se na Agência da Wolkswagen, como aprendiz de mecânica.
Em seguida após se especializar, passou a atuar diretamente como mecânico na agência de Joaçaba, e já efetivamente contratado foi transferido para o município de Videira-SC.

Videira-SC

Em Videira, trabalhou em uma oficina autorizada da Wolkswagen.
No final da década de 60 mais uma transferência, desta vez para a cidade de Caçador-SC para trabalhar em mais uma Agência da Wolkswagen deste município.

Caçador - SC

No final da década de 60 mais uma transferência, desta vez para a cidade de Caçador para trabalhar em mais uma Agência da Wolkswagen deste município.
Click above to add it to the post (casame11.jpg)Em 1969, Pedro conheceu Elisete Muniz com quem se casou em 1971.
Elisete era funcionária pública federal, e Pedro continuou por mais 13 anos como mecânico na Wolkswagen.
Neste meio tempo em 1976, o casal
passou a freqüentar a Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Caçador, presidida na época pelo Pr. Manoel Veiga
Em 20 de junho se converteram à Cristo, sendo que o batismo nas águas deu-se em 03 de outubro deste mesmo ano, 1976.
Click above to add it to the post (pedro_13.jpg)Em seguida Pedro e Elisete passaram a se envolver com algumas atividades da Igreja, passando a trabalhar intensamente e de forma voluntária com um grupo de evangelização, fazendo visitas em hospitais, presídios, cultos ao ar livre, vigílias na Igreja e nos montes, entrega de folhetos nas ruas entre tantas outras atividades de cunho evangelístico.
Em 1978 Pedro foi separado para Auxilar pelo Pr. Manoel Veiga.

Click above to add it to the post (coral_10.jpg)

Neste mesmo ano, Pedro e Elisete também foram uns dos primeiros membros a integrar o Coral Melodias do Rei.


Click above to add it to the post (pedro_14.jpg)

Em 1980 Pedro Adauto Vascoto foi separado ao presbitério pelo Pr. Amantino Burg.



Enquanto isso a vida profissional do mecânico ía cada vez melhor, no ano de 1984 Pedro montou sua própria oficina e contratou 3 empregados.

Click above to add it to the post (samuel10.jpg)

Em 1986, no dia 13 de agosto a família Vascoto recebeu um novo integrante, era o primeiro e único filho do casal: Samuel Adauto.



Ainda no ano de 1986, o então Presbítero Pedro Adauto Vascoto, que já sentia uma forte chamada em seu coração para servir à obra de Deus de forma mais ativa, e que já havia por 3 anos estudado teologia na Escola de Educação Teológica das Assembléias de Deus, recebeu o tão esperado convite do Pr.Amantino Burg para sair para o Ministério!!!
Pr. Amantino propôs 3 meses para Pedro e Elisete, fecharem as portas da oficina e passarem a dedicar-se integralmente á obra de Deus. No dia 22 de março de 1987, Presbítero Irmão Pedro iniciou seu primeiro trabalho no Ministério, mudando-se para o município vizinho de Rio das Antas.


Rio das Antas-SC /1987

Em Rio das Antas, os cultos eram realizados em um barracão na beira do asfalto.
http://i68.servimg.com/u/f68/12/68/45/38/th/pedro_15.jpgNos dois anos e meio que lá trabalhou, o Presbítero Irmão Pedro com o apoio do seu Pastor Presidente da Igreja de Caçador, construiu o templo de alvenaria que permanece até hoje no município e atualmente é Igreja Sede.


Click above to add it to the post (circul10.jpg)

No ano seguinte em 1988, passou a ser integrado pela CIADESCP – Convenção das Igrejas Evangélicas Assembléias de Deus de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná

Lacerdópolis-SC
/ 1990

http://i68.servimg.com/u/f68/12/68/45/38/th/lacerd10.jpgNa metade de 1990, foi transferido para o Campo de Joaçaba-SC, para trabalhar em Lacerdópolis, um pequeno município de colonização italiana, no meio-oeste catarinense onde permaneceu por aproximadamente 1 ano, realizando obras de melhorias e benfeitorias na congregação a qual atendia, e priorizando de forma intensa o trabalho evangelístico. Através do projeto “Casa em Casa”, Presbítero Irmão Pedro visitou e evangelizou todas as residências de Lacerdópolis, do centro ao interior sem exceção. O Projeto era patrocinado pela Igreja Sede de Joinville através do hoje Pastor Leandro Ferreira.

Saudades-SC
/ 1991


Na metade de 1991, foi transferido para o campo de São Carlos-SC, para residir e atender a Congregação de Saudades, uma cidade colonizada por alemães no Oeste Catarinense.
Em Fevereiro de 1994 foi ordenado Evangelista pelo Pr. Zeno Wehrmann.

Click above to add it to the post (pedro_16.jpg)

Em Saudades, o Evangelista Pedro concluiu as obras em alvenaria e inaugurou o templo no centro da cidade.


Click above to add it to the post (pedro_17.jpg)

Momento da Inauguração - Pastores, Cooperadores, Membros e Congregados em frente ao templo Central.


Além dos feitos na congregação central, construiu em madeira o primeiro templo na localidade Juvêncio.

Click above to add it to the post (pedro_18.jpg)


Congregação na Linha Juvêncio


Bom Jesus-SC / 1995

Em 1995, por determinação da Convenção, foi transferido para o Campo de Xanxerê-SC, para trabalhar no município de Bom Jesus, onde pintou o templo localizado no centro e construiu o primeiro templo na Linha Pesqueiro.

Templo Central

Click above to add it to the post (pedro_19.jpg)
Click above to add it to the post (pedro_20.jpg)



Congregação na Linha Pesqueiro





Curitibanos-SC
/ 1996


http://i68.servimg.com/u/f68/12/68/45/38/th/pedro_21.jpg
Na metade de 1996, o Evangelista mudou-se para o Planalto Serrano, e foi morar na Sede da Igreja de Curitibanos da qual foi Vice-presidente, ao lado dos presidentes Pr. Clóvis Pereira, e na sequência do Pr. Oséias Morlo.




Videira-SC
/ Anos 90


Click above to add it to the post (pedro_22.jpg)Em seguida foi transferido para Videira, para atender a congregação na Vila de Carli. Em Videira, trabalhou ativamente com o corpo de obreiros na construção da Congregação no Bairro Amarante, além de ser Vice-presidente da Igreja Sede, ao lado do presidente Pr. Antônio Soares.

(Imagem de um dos Congressos do Círculo de Oração)



Retorno a Rio das Antas-SC / 1999

Em 1999, o Evangelista, retornou a cidade de Rio das Antas.


Retorno a Caçador-SC
/ 2000


No ano de 2000, retornou após 13 anos para Caçador e foi morar na Igreja Sede. Em seguida trabalhou no Setor Tedesco e em 2001 foi ordenado a Pastor pelo Pr. João Ceno Ohlweiler.


Erval Velho-SC / 2001

Na seqüência foi transferido para o Campo de Joaçaba-SC, para trabalhar no município de Erval Velho.
Em Erval Velho, os cultos, eram realizados em uma igreja de madeira, no interior de uma construção de alvenaria já iniciada. Pr. Pedro deu continuidade às obras, concluiu o templo de alvenaria, e fez uma linda festa de inauguração no Clube Ervalense aberta à comunidade em geral. Atualmente Erval Velho é uma Igreja Sede.


Joaçaba-SC
/ 2004


Click above to add it to the post (pr_ped10.jpg)Em 2004, foi transferido para o município de Joaçaba, para atender à Congregação no Bairro Clara Adélia que estava em processo de obras, participando e contribuindo para a conclusão e inauguração de mais um templo.


Apiúna-SC
/ 2006

Em julho de 2006, por determinação da Convenção foi transferido para o Campo de Ascurra, para residir e atuar como Pastor local no município de Apiúna.

Click above to add it to the post (dsc02910.jpg)

Os cultos eram realizados às margens da BR 470, no Ribeirão Basílio em uma pequena igreja de madeira.

(Imagem do templo central quando Pr. Pedro chegou)


Pr. Pedro, atuou com Vice-presidente do campo juntamente com seu Pastor Presidente, Pr. Orípio Leal dos Santos e todos cooperadores locais e irmãos da Igreja em geral, uniram-se com o firme propósito de concretizar o sonho, de concluir as obras do templo central e transferir os cultos para o novo templo, que também fica situado às margens da BR 470, porém em novo endereço: a Rua 10, s/n° - Loteamento Helena Morro.


Click above to add it to the post (dsc01810.jpg)

(Imagem do novo templo central inaugurado no tempo do Pr. Pedro)

A Inauguração oficial do templo foi em 25 de maio de 2008, e em janeiro de 2009, Apiúna foi emancipada, passando a ser uma igreja sede.

2009


ATUALMENTE Pr. Presidente em Rio das Antas-SC!


Click above to add it to the post (culto_14.jpg)Por determinação da última Assembléia Extraordinária da CIADESCP, que aconteceu nos dias 04 á 08 de janeiro, de 2009 em Piratuba-SC, o Pr. Pedro Adauto Vascoto, foi transferido de Apiúna-SC, para assumir como Presidenteda IEAD de Rio das Antas-SC.

(Imagem do Templo Sede de Rio das Antas-SC)

Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e ele deleita-se no seu caminho.
(Sl 37.23)

Confia ao senhor as tuas obras, e os teus designos serão estabelecidos. (PV 16.3)


Posse do Pr. Pedro em Rio das Antas-SC http://i68.servimg.com/u/f68/12/68/45/38/th/culto_15.jpg

A despedida do até então pastor do campo de Rio das Antas, Pr.Generoso Pedro Ramos que foi transferido para General Carneiro-PR, e posse do Pr. Pedro Adauto Vascoto como presidente, ocorreu no dia 16/01 de 2009, e contou com a presença de importantes autoridades eclesiásticas, entre elas o Secretário da CIADESCP e presidente da IEAD de Caçador-SC, Pr. Sérgio Melfior, e também o 2° Secretário da CIADESCP e presidente da IEAD de Videira-SC, Pr. Mario Meyer. A despedida do até então pastor do campo de Rio das Antas, Pr. Generoso Pedro Ramos.



Pastor Pedro Adauto Vascoto, um verdadeiro servo de Deus que nunca mediu esforços em tudo o que fez e continua fazendo, vivendo intensamente seu ministério e renovando constantemente suas forças em Cristo Jesus.


Um comentário:

  1. Paz do Senhor pastor,sou filha do missionário Leonardo e da missionária Edite que trabalharam no campo de Apiuna e q hoje estão em Lacerdópolis!parabéns pelo seu blog...Q o Senhor continue te abençoando!

    ResponderExcluir